'Geração Putin' vai às urnas - Dia News Brasil - Noticias Online e Noticias do Brasil

ULTIMAS

Publicidade

sábado, 17 de março de 2018

'Geração Putin' vai às urnas


União Soviética e os que nasceram depois não viveram a mesma coisa”. Para ela, “é como se eles viessem de planetas diferentes”.

Russos viveram uma verdadeira transformação após o fim oficial da URSS com a Acordo de Minsk, em dezembro de 1991. Principalmente um mês depois, com a adoção, pelo presidente Boris Yeltsin, da chamada “terapia de choque”, nome dado à estratégia que fez o país sair de uma economia soviética para entrar na economia de mercado. Se, por um lado, muitos aproveitaram dessa mudança de sistema e enriqueceram, boa parte da população caiu na miséria, assistindo a avalanche de produtos ocidentais até então indisponíveis nas prateleiras, sem ter meios financeiros para consumir.

Anos 1990 e, para muitos deles, desde a chegada de Putin ao poder, a situação do país só melhorou. Já a geração nascida no final da URSS, que vota pela primeira vez este ano, tem como única referência uma Rússia dirigida pelo atual presidente, e não pode comparar. Além disso, em um país em que a mídia independente é quase inexistente, onde todos os canais de televisão pertencem ao governo e a censura ronda a internet, muitos se baseiam apenas nas histórias contadas por seus pais.

Eleitores aderem mais facilmente ao sistema em vigor, o único que conhecem. A tal ponto que, segundo as pesquisas de opinião (realizadas por órgãos próximos do governo), 70% dos jovens que vão às urnas devem contribuir para a reeleição do presidente.



FONTE: G1

Essa é mais uma Edição de Noticias Online do Dia News Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário